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segunda-feira, 15 de outubro de 2012

INCÊNDIO A BORDO



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Num incêndio a bordo devemos a todo o custo parar o fluxo do combustível, fechando todas as torneiras e desligando de imediato a bateria ou baterias, bem como fechar todas as escotilhas.
O jacto do extintor será dirigido sempre à base da chama e deve usar-se uma manta molhada para arrefecer as chamas.

A água do mar apenas pode ser usada em incêndios que não tenham sido originados por gases, líquidos inflamáveis ou curto-circuito.

Havendo vários tripulantes a bordo e dado o alarme, o Patrão deve:
-  Ordenar a evacuação do barco;
-  Destacar para a execução das tarefas mencionadas 2 tripulantes – num veleiro de pequenas ou médias dimensões muitos, pouco fazem.

Se decorridos alguns minutos o fogo se mostrar incontrolável, toda a tripulação deve ter os coletes vestidos, e colocada a barlavento com a balsa em posição de utilização imediata deve preparar-se para abandonar o barco.
Antes, um dos tripulantes deve recolher todo o material que no interior do barco seja útil em situação de naufrágio – ex., VHF e GPS portátil, medicamentos, uma carta marítima da zona onde navegam, compasso, âncora de capa, material de sinalização, alguns víveres, água.

A navegar com o barco acidentado ou na balsa salva-vidas devem os navegadores tomar em linha de consideração o que está explanado em NAVEGAÇÃO DE EMERGÊNCIA.





JOSÉ MARIA ALVES
(PATRÃO DE ALTO MAR)

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