MARE NOSTRUM

MARE NOSTRUM
TURNER

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

SINAIS DE APROXIMAÇÃO DE TERRA - NAVEGAÇÃO



Download do texto integral do blogue em »
http://www.homeoesp.org/livros_online.html




Numa jangada, balsa ou embarcação com avarias é necessário que os tripulantes reconheçam os sinais que indicam a aproximação de terra, para que possam envidar esforços no sentido de a atingirem.

As nuvens e alguns reflexos que podem surgir no céu são provavelmente as indicações mais seguras da existência de terra.
Quando o céu está muito nublado podem reflectir-se na parte mais baixa das nuvens efeitos verde-claro indicadores de baixios.

As nuvens estacionárias, contrastando com algumas outras em movimento, indicam a existência de terra.
Por cima dos atóis e recifes que não estão a descoberto surgem muitas vezes pequenas nuvens. Do mesmo modo, nuvens a pairar ou fixas, podem estar nos cumes de ilhas montanhosas ou nas zonas costeiras. Reconhecemo-las porque se mantêm estáticas, enquanto as outras formações de nuvens se movem, como ficou dito.

Se o mar começar a clarear – deixando de ser tão verde ou azul escuro – é seguro que nos aproximamos de fundos baixos.

O navegador tem de estar atento a cintilações originárias de terra, aos ruídos, bastas vezes de aves marinhas e aos cheiros. Mas não só, já que a rebentação das ondas se consegue ouvir a muitas milhas de distância. Por seu turno, o cheiro da madeira a arder atinge grandes distâncias.

As ondas sujeitas a olhar atento, quando distorcidas pelas costas ainda longínquas são outro indicador seguro.

Um aumento do número de aves e insectos indica a proximidade de terra, o mesmo se dizendo das algas folhosas.
As aves voam na direcção de terra ao fim do dia, enquanto que de manhã voam para o mar.



Num veleiro a distância ao horizonte visível é muito pequena (+ ou – 3,6 milhas), excepto se nos depararmos com uma costa de elevadas proporções em altura. Este facto faz com que tenhamos dificuldade em avistar ilhas.

Logo que a costa seja avistada devem executar-se todos os preparativos para abicar à praia ou fundear em enseada segura – o que nem sempre é possível e se o for pressupõe um reconhecimento paciente.





JOSÉ MARIA ALVES
(PATRÃO DE ALTO MAR)

(SITE PESSOAL)

(BLOGUE PESSOAL)


Sem comentários:

Enviar um comentário