Navega-se a partir deste, à proa a que se pretende seguir e da qual se pretende determinar o desvio durante cerca de meia milha, não perdendo a intersecção rectilínea do colete salva-vidas – ex. 086º resultado de 82º a que acresce 4º W de declinação que hipoteticamente conhecemos.
De seguida aproa-se ao flutuador (colete), anotando a proa da agulha que lhe corresponde – ex. 270º. A este valor subtrai-se 180º = 090º. Determina-se a média entre este valor e o valor da proa da agulha, obtendo-se assim a proa magnética a que navegamos.
A diferença entre as duas, Proa magnética e Proa da agulha é o desvio da agulha »
090º+086º = 176º
176º:2 = 88º
O desvio da agulha é »
088º - 086º = 2º E
DA AGULHA PARA A CARTA
Ex. –
Pa = 045º D = 8º W d = 0º
Pa – D = Pv
045º - 8º = 037º
Da agulha para a carta subtrai-se a Declinação
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DA CARTA PARA A AGULHA
Ex.
Pv = 270º D = 8º W d = 0º
Pv – D = Pm
Pv - 270º
- D (-W) = +8º (- por - = +)
(Pa – Proa da agulha; Pv – Proa verdadeira; Pm – Proa magnética; D – declinação; d – desvio da agulha)
Não esquecer as seguintes mnemónicas:
VAOS – Verdadeiro para agulha Oeste soma
AVES – Agulha para Verdadeiro Este soma
JOSÉ MARIA ALVES
(PATRÃO DE ALTO MAR)
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(BLOGUE PESSOAL)
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